Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estatuto da Juventude foi aprovado pela Câmara dos Deputados


A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (05/11/2011) o Estatuto da Juventude, que tem como alvo os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. O Estatuto prevê direitos em áreas diversas como educação, saúde, sexualidade, emprego, meio ambiente, transportes e cultura.

No Estatuto, dois pontos afetariam diretamente o dia a dia e o bolso desses jovens: a meia entrada para cinemas, jogos ou espetáculos que poderá ser lei no país inteiro. Eles também teriam direito a pagar metade da passagem de ônibus nas viagens entre cidades e estados.

Esta lei será um grande avanço para o Brasil, mas ainda falta votar o Estatuto no senado e a presidente Dilma Rousseff precisa sancioná-lo. É muito importante para Juventude que se faça uma lei consistente, para que todos ganhem, para que o Brasil tenha uma lei bem feita e que possa realmente beneficiar o que é de direito.

Todos sabemos o perigo de uma lei mal feita ser aprovada, pois não podemos correr o risco das empresas acabarem colocando o valor de meia enrtrada como se fosse o valor da inteira, para provavelmente tirar algum prejuízo que elas possam ter. Queremos que esta lei seja aprovado no Senado e sancionada pela Presidenta e que posteriormente seja cumprida. O Estatuto estava tramitando a sete anos na Câmara dos Deputados. Vários pontos precisam ser analisados, exemplo se vai haver meia entrada para a Copa e para as Olimpíadas? Pois existe a lei geral da Copa.

Um grande avanço para Juventude brasileira, mas o pronunciamento do líder do governo na Câmara dos Deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP) preocupa, pois afirmou nesta quarta-feira que o texto do Estatuto da Juventude recém aprovado pelo Plenário ainda pode sofrer ajustes. “O governo queria aprovar o estatuto, queríamos fazer alguns ajustes e fizemos. Mas é possível que tenham passado alguns pontos que precisarão ser revisados no Senado”, disse. Esperamos que estas mudanças não sejam prejudiciais aos Jovens e que haja um equilibrio, pois assim quem ganha é o BRASIL.





















Nenhum comentário: